Condições:
2015 foi caracterizado por ser um ano atípico, com um Inverno frio e seco e uma Primavera e Verão excepcionalmente quentes e secos. Particularmente relevante foi a falta de chuva durante a maior parte do ciclo vegetativo, a altas temperaturas entre Junho e Julho. Este clima provocou um adiantamento no ciclo vegetativo, de cerca de 1 a 2 semanas mais cedo do que a média. O Oídio e Míldio não tiveram qualquer impacto sobre a qualidade e a quantidade produzida. Em comparação com a última década, 2015 foi o ano vegetativo mais saudável de todos os outros anos. Nas vinhas mais velhas não se registou stresse hídrico devido à capacidade de vinhas mais velhas para encontrar água. Nas vinhas novas, a falta de água, no entanto não houve queda significativa na produção. A maturação atingiu o ponto para a colheita em algumas das nossas vinhas mais cedo do que alguma vez registado. A colheita começou no final da segunda semana de Setembro, no ponto perfeito de maturação e acidez e sob condições meteorológicas magníficas.
Origem das uvas: Blend de 7 castas: Touriga Franca, Touriga Nacional, Sousão, Tinto Cão, Tinta Francisca, Tinta Roriz e Tinta Barroca.
Vinificação e envelhecimento: Todas as vinhas da Quinta das Brôlhas estão divididas em parcelas diferentes e cada parcela é colhida à mão. As uvas são selecionadas antes de entrarem na adega. São desengaçadas e pisadas em lagares de 1 a 3 dias antes de darmos início à fermentação, que ocorre nos mesmos lagares. Os vinhos são pisados a pé todas as noites e usam-se osantigos “macacos” para baixar a manta durante o dia. Uma vez completada afermentação, os vinhos são tirados a limpo para cubas de aço inox, onde se processa a fermentação maloláctica. O Quinta das Brôlhas 7 Castas – Fusion VII estagiou depois durante 12 meses em barricas usadas de carvalho francês de 225 e 8 meses em pequenas cubas de aço inoxidável.
Engarrafamento: Julho 2017, 4.000 garrafas (75cl).
Notas de prova: Uma explosão de aromas, Tinto de côr vermelha escura e púrpura, com uma grande concentração de aroma de frutos vermelhos maduros, ameixa e amora preta. Um vinho de enorme equilíbrio, intenso e aveludado, terminando longo e frutado.
Análise:
Álcool: 13,80% vol
Acidez total: 5,40 g/l Acidez volátil: 0,50 g/l
pH: 3,46
SO2 total: 144,0 mg/l Açúcares totais: < 0,6 g/l
Embalagem:
Cartões: 6 x 75cl
Euro-paletes: (1,20 x 0,80 m2): ? cs x ?? = ?? cs Paletes normais: (1,20 x 1,00 m2): ? cs x ?? = ??? cs
Dimensões caixa (A/L/C): 16×23,5×32, cm3 Peso bruto: 8 kgs/cs
Peso líquido: 4,59 kgs/cs
Quinta_das_Brôlhas_7_Castas_-_Fusion_VII_-_2015__Douro_Tinto