Condições: O ano vitícola de 2013 começou no Inverno de 2012, com bastante chuva, especialmente durante os meses de Janeiro e Fevereiro. Março teve chuvas muito fortes (registaram-se 176mm de chuva). Os solos viram reposta a água que faltou nos últimos dois anos que foram bastante secos. Abril e Maio seguiram-se bastante frescos, o que atrasou o ciclo vegetativo quase duas semanas. Junho, Julho e Agosto foram meses quase totalmente secos, sem chuva, e as temperaturas médias acima do normal. A pouca precipitação nesta altura não significou muito para as videiras do Douro que estão acostumadas a situações adversas e conseguem encontrar água a grandes profundidades. A maturação das uvas atrasou-se quase 10 dias em relação à média annual, tendo-se iniciado a vindima na 3a semana de Setembro, antes de alguma chuva ocorrida nos últimos dias do mês. Depois de uma curta paragem na apanha os ventos quentes de Leste prontificaram-se a secar a vinha e a Vindima continuou com dias de sol.
Origem das uvas: Um blend de Touriga Franca, Touriga Nacional e Sousão, representando 60% do total, sendo os restantes 40% provenientes de uma vinha muito velha com mais de 20 castas diferentes.
Vinificação e envelhecimento: Todas vinhas da Quinta das Brôlhas estão divididas em parcelas diferentes e cada parcela é colhida à mão. As uvas são selecionadas antes de entrarem na adega. São desengaçadas e pisadas em lagares de 1 a 3 dias antes de darmos início à fermentação, que ocorre nos mesmos lagares. Os vinhos são pisados a pé todas as noites e usam-se os antigos “macacos” para baixar a manta durante o dia. Uma vez completada a fermentação, os vinhos são tirados a limpo para cubas de aço inox, onde se processa a fermentação maloláctica. O Quinta das Brôlhas Reserva estagiou depois durante cerca de 18 meses em barricas de carvalho francês de segundo ano, até cerca de um mês antes do engarrafamento.
Engarrafamento: Julho 2015, 3.680 garrafas (75cl) e 100 Magnums (1,5L).
Notas de prova: Um Tinto elegante e fresco, de côr vermelha escura e púrpura, com uma boa concentração de aroma de frutos vermelhos maduros e ameixa preta, com um suave toque frutado. Um vinho muito equilibrado e aveludado, terminando longo e frutado.
Análise:
Álcool: 13,32% vol
Acidez total: 5,20 g/l Acidez volátil: 0,70 g/l
pH: 3,64
SO2 total: 82,0 mg/l Açúcares totais: < 0,6 g/l
Embalagem:
Cartões: 6 x 75cl
Euro-paletes (1,20 x 0,80 m2): ? cs x ?? = ?? cs Paletes normais (1,20 x 1,00 m2): ? cs x ?? = ??? cs
Dimensões caixa (A/L/C): ?? x ?? x ?? cm3 Peso bruto: ? kgs/cs
Peso líquido: 4,59 kgs/cs